III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DOMINGO DIA 5 - FOLCLORE ALAGOANO: CAVALHADA


DOMINGO 5 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 14:00 HORAS
FINALMENTE, PARA ENCERAR A 1ª FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL
DEODORO, HAVERÁ UMA EXUBERANTE CAVALHADA NO BUCÓLICO BAIRRO HISTÓRICO DE TAPERAGUÁ, ONDE TUDO COMEÇOU COM A FUNDAÇÃO DO POVOADO DE “MAGDALENA DO SUMAÚMA” EM 1611, QUE EM 1639 PASSOU À VILA DE “SANTA MARIA MAGADALENA DA ALAGOA DO SUL”, E EM 1939 PASSOU A SE CHAMAR CIDADE DE MARECHAL DEODORO, HOMENAGEM A SEU MAIS ILUSTRE FILHO.
A Cavalhada é um folguedo do qual participam cavaleiros divididos em grupos, ou cordões. Desfile, corrida de cavalos e jogo das argolinhas, realizado em amplas praças ou parque, próximo de igreja. Os participantes, doze cavaleiros ou pares, são divididos em cordões – azul e encarnado – que tentam retirar as argolinhas suspensas pela garra.
ORIGEM: Tem origem nos torneios medievais. Era uma forma de entretenimento dos cavaleiros cansados das lutas e das guerras. Teve época áurea na França durante o reinado de Luiz XIII, especialmente por ocasião de seu casamento. Durante o reinado de Luiz XIV, teve grande aceitação. Penetrou no Brasil no século dos descobrimentos. Existem vários grupos de Cavalhada de Alagoas. Quem consegue o feito, retirar argolinhas, ganha uma faixa, uma peça de pano. O Cavaleiro pode ofertar seu prêmio a uma dama presente ao torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário