III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

terça-feira, 4 de maio de 2010

NOTÍCIAS DO JORNAL "ALAGOAS EM TEMPO"

O Prefeito Cristiano Matheus e o secretário Carlito Lima preparam a maior Festa Literária do Nordeste entre 1 e 5 de setembro de 2010.
Em Alagoas nasceu Aurélio Buarque de Holanda, membro da Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa e a literatura, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no país - o Dicionário Aurélio.
Não é coincidência que no ano em que também se comemora o centenário do ilustre alagoano, nasce a I Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). Os seus idealizadores, prefeito Cristiano Matheus e o escritor Carlito Lima, atual secretário de cultura de Marechal Deodoro, escolheram Aurélio para ser o primeiro homenageado da Festa que tem lançamento nacional, no dia 21 de maio, às 09hs, no Palácio Provincial Marechal Deodoro, na Praça dos Martírios.
A Flimar é inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e vai discutir as novas tendências para a literatura brasileira, de 01 a 05 de setembro, no município de Marechal Deodoro. Com presenças já confirmadas do historiador Douglas Apratto, do escritor Uruguaio Roberto Bianchi, da escritora Arriete Vilela, do romancista Loyola Brandão, do humorista Jessier Quirino, entre outros que ainda estão em fase de contratação.
Escritores, poetas, historiadores, cronistas, contadores de história, repentistas, teatrólogos, artistas, cineastas, professores, estudantes e mais uma série de profissionais e públicos estarão participando das mesas redondas, palestras, intercâmbios e das atividades literárias e culturais na cidade histórica.
"O grande diferencial da Flimar serão as palestras nos auditórios das escolas públicas municipais. Teremos como foco o conhecimento e a discussão acerca da literatura alagoana. Os próprios escritores estarão mostrando e refletindo as suas produções com os estudantes", destaca Carlito Lima.
A programação completa e as parcerias definitivas ainda estão sendo elaboradas e poderão ser vistas, em breve, aqui no site. por Kelly Baêta

Nenhum comentário:

Postar um comentário