III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

sexta-feira, 9 de julho de 2010

CRÔNICA DE CARLITO LIMA


Festa Literária de Marechal Deodoro

A ERA DOS FESTIVAIS
Há mais de 30 anos na belíssima cidade do Penedo às margens do Rio São Francisco houve algumas edições do Festival de Cinema, um dos mais importantes eventos cinematográfico do país, repercussão internacional. Pela mesma época existiu na tão bela cidade histórica de Marechal Deodoro o “Festival de Verão”, onde a cultura e arte popular eram apresentadas de forma espontânea e divertida. Foram dos maiores eventos culturais do Brasil. Quem tem mais de 45 anos lembra com saudade detalhes das apresentações da arte e cultura na histórica cidade de Marechal Deodoro nos anos 70.
O POVO NÃO ESQUECE
Esses dois festivais fizeram a auto-estima do povo, eram eventos esperados durante o ano, uma vitrine da mostra da nossa cultura, nossas raízes, ficou no inconsciente da população em forma saudosista, a lembrança dos festivais.
Durante a campanha eleitoral para prefeito em 2008, uma das reivindicações populares ao candidato Cristiano Matheus foi a volta do Festival de Verão de Marechal Deodoro. Cristiano eleito, assumiu a prefeitura. Montou sua equipe. Procura cumprir promessas de campanha, está revolucionando o município com uma administração competente. No seu caderninho de anotações dos pedidos populares estava lá escrito a volta do Festival.
A IDEIA E A OUSADIA
Com muita honra e alegria fui convidado e aceitei fazer parte da equipe de Cristiano, assumi a Secretaria de Cultura. Entre as determinações do prefeito na política de cultura, incluía um estudo para reativação do Festival de Verão. Depois de certo tempo levei uma proposta, um projeto com nova roupagem, a Festa Literária de Marechal Deodoro nos moldes do grande sucesso que é a Festa Literária de Paraty. O prefeito aprovou a idéia, acrescentando alguns detalhes dando maior espaço à cultura popular. Na verdade o projeto da Festa Literária tornou-se uma ousadia . Será um dos maiores eventos de cultura do Nordeste, do Brasil. Já estamos pensando a 2ª edição em 2011.
O PROJETO
A Festa Literária será realizada entre 1 e 5 de setembro, tem como principais atrações palestras e mesas de debates, serão 74 ao todo em oito auditórios, incluindo escolas. Foram convidados para essas palestras e mesas, grandes escritores brasileiros da atualidade como: Inácio Loyola Brandão, Marina Colassanti, Antônio Torres, Ledo Ivo, Maurício Melo Júnior, Sebastião Nery, Luiz Berto, Homero Fonseca, Zelito Nunes, entre outros. Escritores, revelações literárias da terra terão oportunidade de mostrar sua obra, seus livros. Na literatura internacional, debates com a poeta argentina Adriana Ruiz e o escritor uruguaio Roberto Bianchi. As praças da cidade receberão crianças para atividades de literatura infantil, contação de histórias, brincadeiras. Entretanto, a FLIMAR abrirá espaço para todos os segmentos da cultura popular com uma vasta programação paralela: concertos nas Igrejas, folguedos populares, as cinco bandas de música de Marechal, shows musicais, exposição de pintura, de fotografia, cinema, exibição especial de O Bem Amado (filmado em Marechal) com a presença dos atores. Na última noite uma bela serenata ao longo das ruas estreitas e antigas do Centro Histórico com os Seresteiros da Pitanguinha, o Coretfal. Haverá literatura de cordel dentro da feira no domingo, outras atrações voluntárias. Qualquer artista poderá se apresentar nas praças ou orla lagunar. Marechal será uma cidade aberta aos artistas populares.
OBJETIVO DA FLIMAR
A proposta da Prefeitura de Marechal com a Festa Literária é criar uma política de incentivo à leitura, com resultados concretos, que sejam constantes as atividades literárias nas escolas e comunidades, contribuindo para que haja amor e hábito à leitura, reduzindo o número de analfabetos, melhorando o próprio ser humano e a qualidade de vida. Iniciando uma revolução de cidadania na comunidade por intermédio da cultura, principalmente a leitura.
A Flimar trará muitos momentos de diversão, prazer e encantamento, ela também deixará, sobretudo, um legado enorme e variado para toda população envolvida e os parceiros. O objetivo fundamental é contribuir efetivamente para um futuro melhor.
Outras informações: no blog da flimar, http://flimar.blogspot.com/ ou EMAIL: carlitoplima@gmail.com ou por telefone: (082) 9981.0199
* Esta crônica é publicada em 3 jornais e 9 blogs no Brasil e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário