III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

domingo, 8 de agosto de 2010

Marechal parou para ver a banda passar no aniversário do Proclamador da República

Prefeito Cristiano Matheus e secretariado

Palácio Provincial

Ao som das filarmônicas Santa Cecília e Carlos Gomes os deodorenses festejaram os 182 do nascimento do ilustre filho e proclamador da República, Manoel Deodoro da Fonseca.
O ritual festivo, uma tradição no município, foi iniciado no Palácio Provincial, onde funciona a sede do executivo municipal, com o hasteamento da bandeira.
Durante seu pronunciamento o prefeito Cristiano Matheus destacou a importância do acontecimento, que marcou os 182 anos de nascimento do proclamador da República e 1º presidente do Brasil, Manoel Deodoro da Fonseca.
Para o prefeito “a data deve ser reverenciada por todos os brasileiros, por tratar-se de um alagoano que conseguiu proclamar a república, deixando-a livre do domínio da monarquia”.
Em um rápido retrospecto Cristiano Matheus falou dos avanços alcançados em sua administração, que colocou o município entre os que mais se desenvolveram no Estado.
O prefeito falou com otimismo da implantação de novas indústrias que irão gerar emprego e renda para os deodorenses. “
O Marechal Deodoro deixou se legado para o povo brasileiro. Espero, humildemente, que minha gestão à frente do executivo municipal também fique marcada na lembrança de cada deodorense, como um marco revolucionário na cultura, educação, saúde, na defesa do meio ambiente, na geração de emprego e no alavancamento do turismo”, destacou Cristiano Matheus.
Casa do Proclamador
Após a solenidade no palácio Provinciano a comitiva rumou em direção à casa onde nasceu Deodoro da Fonseca, quando a Filarmônica Santa Cecília, composta por 86 componentes, e que em setembro completará 100 anos de existência, executou várias músicas e foi aplaudida pelo público presente.
A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do secretário de Cultura, Carlito Lima, que falou um pouco da história e que em 1899 o Brasil se livrou da monarquia, graças à bravura do alagoano, nascido neste município, que proclamou a república.
“Quero aproveitar a oportunidade para anunciar que a 1ª Festa Literária irá prestar uma significativa homenagem à Filarmônica Santa Cecília, na sexta-feira, penúltimo dia da 1ª Flimar, em reconhecimento a mais antiga orquestra filarmônica do Estado”, disse Carlito Lima. ( Alagoas Tempo Real)

Nenhum comentário:

Postar um comentário