III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O ROMANCISTA FLÁVIO CARNEIRO CONFIRMA SUA PARTICIPAÇÃO NA FLIMAR

Caro Carlito,

Agradeço muitíssimo pelo convite e confirmo minha participação na II FLIMAR.

Estou numa semana particularmente complicada de trabalho, em especial por estar concluindo o novo romance, que pretendo lançar aí. Preciso ver com a Rocco se ficará pronto a tempo, mas acho que sim. Quando tiver a confirmação, falo novamente com você para acertar os detalhes. Por conta disso peço a você a compreensão de aguardar, se possível, até a terça ou quarta-feira da próxima semana para lhe mandar todas as informações que me pede nessa mensagem. FLÁVIO CARNEIRO


Flávio Carneiro nasceu em Goiânia, em 1962, e mudou-se para o Rio de Janeiro no início dos anos 80. Desde 2003, mora em Teresópolis, região serrana do estado. Escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), publicou treze livros e escreveu dois roteiros para cinema.
Como ficcionista, é autor de um livro de contos, três romances e cinco novelas para crianças e jovens. Participou também de algumas antologias, como Os cem menores contos brasileiros do século(São Paulo: Ateliê, 2004, org.: Marcelino Freire), com o mini-conto "Na sala de espelhos", e 22 contistas em campo (Rio de Janeiro: Ediouro, 2006, org. Flávio Moreira da Costa), com o conto "Penalidade Máxima".
Como ensaísta, é autor de três livros e diversos artigos em revistas especializadas. De 2000 a 2007, foi colaborador regular dos suplementos literários do jornal O Globo (caderno Prosa & Verso) e Jornal do Brasil (caderno Idéias), com os quais ainda colabora esporadicamente.
É co-roteirista, em parceria com Adriana Lisboa e André Sturm, do filme Bodas de Papel, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Pernambuco, em 2008 (mais informações sobre o filme na sessão OBRAS).
Escreveu também, com Adolfo Lachtermacher, o roteiro do curta-metragem A noite do capitão, com lançamento previsto para 2010.
Flávio Carneiro


Foi curador do Copa da Cultura, projeto do Ministério da Cultura, em convênio com o governo da Alemanha, realizado em 2006. O projeto foi desenvolvido em cidades alemãs durante todo o ano, contemplando diversas áreas culturais e tendo por objetivo divulgar a cultura brasileira no exterior no ano da Copa do Mundo de futebol. Flávio foi o curador na área de Literatura.
Também fez a curadoria – juntamente com Manuel da Costa Pinto – da edição de 2009 doEncontros de Interrogação, projeto realizado pelo Instituto Itaú Cultural em São Paulo, no mês de maio. O projeto existe desde 2004 e todos os anos reúne escritores, críticos e estudiosos da literatura brasileira para discussões sobre os principais temas da área.
Para mais informações sobre seus livros e roteiros, e para ler alguns de seus contos e artigos, basta acessar OBRAS.
Em COMENTÁRIOS, há uma seleção de críticas sobre seus livros publicadas na imprensa e, em ENTREVISTAS, algumas das entrevistas concedidas pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário