III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

sábado, 11 de junho de 2011

STEWART SUKUMA - NO SHOW DE ENCERRAMENTO DA II FLIMAR -SÁBADO 10 SETEMBRO


Stewart Sukuma combina a música moçambicana tradicional e contemporânea com uma instrumentação revolucionaria para criar um som enérgico e dançante que pode ser chamado de Afro/Pop/Jazz.
Historia:

Nascido em Cuamba, uma pequena vila na provincia moçambicana de Niassa, Sukuma ganhou sua primeira guitarra em um evento de caridade quando era um menino.Em 1997, cinco anos após o fim da guerra civil no país, ele gravou seu primeiro álbum, Afrikiti, ( feat. Hugh Masekela & Jimmy Dludlu ) que abriu espaço para muito outros artistas moçambicanos fazerem o mesmo.Desde então, o músico fez turnês pela Europa, África, Estados Unidos e Caraibas, se apresentando em festivais importantes como Beat Apartheid! Houston International Festival, ao lado de lendas como Miriam Makeba, Hugh Masekela, Abdullah Ibrahim, Gilberto Gil, Jimmy Dludlu, Mike Del Ferro e outros…

A revista Bilboard de 7 de Junho de 1997 conferiu a Stewart Sukuma o mesmo nivel de Papa Wemba e outros musicos africanos consagrados.

Stewart Sukuma e membro do comite africano de avaliacao e consulta do “ African Scholars Program” da Berklee College of Music ( USA/Boston/Mass ) onde fazem parte outros grandes nomes da musica africana como, Angelique Kidjo, Richard Bona, Bakiti Kumalo, Lionel Loueke…

Projectos Sociais

Sukuma liga a sua musica a aspectos sociais, trabalhando em coordenacao com as campanhas nacionais de luta contra o HIV/SIDA, com a Comissao Nacional de Eleicoes, a UNICEF e outras organizacoes de ajuda humanitaria com o objectivo de expandir o conhecimento sobre o HIV/SIDA, a importancia do Voto e dos Direitos Humanos.
Em Marco de 2010 Stewart Sukuma assina um protocolo de parceria com a UNICEF.

Novo Album:

Em Novembro de 2007, Sukuma lançou seu último álbum, “Nkhuvu”, que significa “Celebração”, apresentando grandes músicos como Lokua Kanza, Jimmy Dludlu, Bonga, Artur Maia e Elizah- só para citar alguns. Neste álbum, Sukuma canta em Português, Inglês, Shitswa, Ekoti, Shangana, Gitonga, Ciyao e Shimakonde, a maioria das línguas nunca representada em um único álbum moçambicano. Inspirando-se nas línguas bantu, de base de várias partes de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, Sukuma captou a voz da África Lusofona.

Discografia:

· 1997: Afrikiti Feat. Hugh Masekela, George Lee e Jimmy Dludlu/CCP Records/EMI/Tropical Music
· 1998: New African World Beat Vol 4/Star Pool/Universal
· 2000: Mozambique Relief/Naxos World
· 2003: Musica da CPLP/Marcelo Salazar
· 2006: Tales of Mozambique/Sheer Sound
· 2007: Nkhuvu/Celebracao Feat: Lokua kanza, Bonga, Jimmy Dludlu…/nstudio
· 2008: Kizomba Mix/Vidisco

Premios:
· Premio de Melhor Perfomance/EME/1982
· Premio Imprensa/Ngoma Mocambique 1992
· Premio da Cancao Mais Popular/Ngoma Mocambique 1994
· Premio da Melhor Cancao/Ngoma Mocambique 1996
· Premio da Cancao Mais Popular/Ngoma Mocambique 2008
· Premio Mozart/UNESCO/Melhor Musico 1997
· Personalidade Cultural 2008/Jornal Noticias
· Nomeado Para Melhor Video Masculino Channel O Awards 2005 ( Nomination )
· Premio Musica Mais Popular no MMA ( Mocambique Music Awards ) 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário