III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

sábado, 23 de julho de 2011

ALVORADA EM MARECHAL


Alô Capitão Carlito,
Gostei - como sempre - da crônica e continuo acompanhando os preparativos para a IIª FLIMAR. Apesar de encontrar-me em tratramento, pretendo ir até Mal. Deodoro durante o evento.
Em 1962, no dia 07 de setembro - Festa da Independência - meu tio Hilodebrando Codá levou-me a Marechal Deodoro, acompanhando a Banda Marcial da Escola Industrial de Maceió, da qual ele era professor de Educação Fisica ( o único em Alagoas diplomado na Escola da Praia Vermelha - Rio ) . Aquela banda iria participar do desfile festivo daquele município.
Fomos numa daquelas lanchas do velho Bebedouro que viajavam "quotidiariamente" para lá (e também para Coqueiro Seco) e saiam cedinho lá do Trapiche da Barra. Era uma viagem agradabilíssima apesar de muito cedo.
Quando a lancha começou a se aproximar de Marechal Deodoro, começa mos a ouvir um "dobrado" executado por uma das filarmônicas da localidade, que nauela hora estava subindo e decendo as ladeiras acordando a população com uma vibrante alvorada. E para surpresa nossa o dobrado era o velho "Alvorada" mas com um arranjo muito bonito de autoria de um dos maestros locais.
A garotada toda que estava viajando naquela lancha vibrou com o que estava ouvindo e assistindo. Nunca me esqueci desta "passagem" da minha juventude. Não sei se alguma das filarmônicas de Marechal Deodoro ainda toca aquele dobrado, desfilando garbosamente pelas ruas daquela tradicional cidade, primeira capital das Alagoas.
Se ainda houver tempo, sugiro que mandes algum assessor teu sondar os maestros atuais que executarão a "Alvorada" na FLIMAR deste ano.
Verifique que de 1952 para 2011, lá se vão 59 anos.
Desejo tudo de bom e muito sucesso.
Sds
Petrúcio Codá/petrus/ do Baixo Pirulito.

PODE DEIXAR PETRÚCIO, HAVERÁ ALVORADA NO 7 DE SETEMBRO COM A BANDA TOCANDO ALVORADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário