III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

terça-feira, 5 de julho de 2011

ELIETE NEGREIROS LANÇARÁ "ENSAIANDO A CANÇÃO..." DIA 8 ÀS 17 HORAS NA TENDA DOS AUTÓGRAFOS

'Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos', de Eliete Negreiros


Eliete Negreiros estudou a linguagem e mensagens nas canções de Paulinho da Viola. Em Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos, a autora analisa poesia e canção e encontra as temáticas, os procedimentos artísticos e a poética no trabalho do sambista. O livro é um recorte da obra de Paulinho da Viola e reflexão sobre a canção brasileira.

Este livro também é um convite à reflexão sobre a obra de Paulinho da Viola. Fruto de muitos amores, ele nasce da comunhão entre canção popular, filosofia, literatura e da grande admiração da autora pelo compositor. Paulinho da Viola faz arte dos grandes compositores de música popular brasileira que se tornaram consagrados pelo valor, beleza e integridade de sua arte. Suas canções sempre tiveram o poder de comover e fazer refletir e traduzem uma sabedoria acumulada através da vida, sintetizada com maestria, num momento de criação.

A primeira parte do livro é sobre a obra do compositor. São analisadas Para Ver as Meninas, Pressentimento, Num Samba Curto, Vida e as canções que fazem parte do LP Nervos de Aço. Além disso, há uma breve história do samba carioca e uma entrevista inédita com Paulinho da Viola. Os autores que iluminam a análise das canções são Luiz Tatit, Paul Valéry, Manuel Bandeira, entre outros. Para falar da história do samba a autora remeteu-se a Sérgio Cabral, José Ramos Tinhorão, Carlos Sandroni e Hermano Vianna.

A segunda parte trata de questões gerais pertinentes ao universo da canção, atendo-se ao aspecto literário, considerando a letra de música como um poema. O que é a poesia? O que é a canção? É em torno destas perguntas que gravitarão as reflexões aí sugeridas. E aqui Eliete se remete, além dos autores já citados, a Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Jacques Rousseau, T. S. Eliot, Mário de Andrade e José Miguel Wisnik. Este livro é um dos recortes possíveis da obra de Paulinho da Viola e da reflexão sobre a canção brasileira.

Ensaiando a Canção: Paulinho da Viola e Outros Escritos é um roteiro sensível para refletir sobre algumas das canções deste grande sambista e também para pensar nos desdobramentos que esta reflexão propicia. Analisa canções, traz depoimentos e pequenos ensaios sobre estética da canção. Neste livro a reflexão nasce da canção: é a partir da escuta atenta de Paulinho da Viola que somos levados a percorrer os escritos de Sartre e Merleau-Ponty, de Manuel Bandeira e Luiz Tatit. A força e a beleza das canções de Paulinho da Viola conduzem autor e leitor nesta viagem em que a arte e a filosofia se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário