
II FLIMAR-FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO
“LITERATURA-CINEMA” OFICINAS-PALESTRAS
I MOSTRA CENA LITERÁRIA DA TV SENADO
SENADO FEDERAL - IPHAN
LOCAL: ANTIGA CADEIA (transformada em cinema)
LARGO DA MATRIZ- FILME BRASILEIRO
Quarta-feira (07/09)
16h – RELATOS DA SEQUIDÃO
(Maurício Melo Júnior) (1h)
O documentário discute a capacidade administrativa do escritor Graciliano Ramos, a partir dos cargos públicos que exerceu, buscando sempre saber se o homem público procurou minorar as denúncias sociais feitas pelo escritor.
17h – DRUMMOND, POETA DO VASTO MUNDO
(Maria Maia) (44 min)
Um resgate da memória do escritor Carlos Drummond de Andrade, com depoimentos de familiares, escritores e amigos, entre eles, Alphonsus de Guimarães, Josué Montello, Silviano Santiago, Lêdo Ivo e Oscar Niemeyer.
19h – CINEMA AO AR LIVRE – SESC / SESI
“DEUS É BRASILEIRO” (NO LARGO DA MATRIZ)
Quinta-feira (08/09)
9h às 13h – OFICINA: ROTEIRO – Cineasta Renê Guerra
14h30min – PALESTRA-DEBATE: O CINEMA ALAGOANO – ELINALDO BARROS/ MARCOS SAMPAIO
16h – ZÉ LINS, ENGENHO E ARTE
(Maria Maia) (44 min)
Documentário sobre a vida e a obra do escritor José Lins do Rego, autor de clássicos como Menino de Engenho e Fogo Morto. Com depoimentos de Thiago de Melo, Carlos Heitor Cony e outros grandes nomes da literatura brasileira.
16h45min – VIDAS E MORTES DO POETA FERREIRA GULLAR
(Maurício Melo Júnior) (28 min)
Documentário produzido para comemorar o aniversário de 70 anos do poeta Ferreira Gullar, em 2000, percorre, a partir de um depoimento do próprio escritor, toda sua trajetória artística e pessoal.
17h15min – EU, ESTRANHO PERSONAGEM
(Deraldo Goulart) (45 min)
O documentário registra fatos da vida do poeta Augusto dos Anjos, que morreu de pneumonia aos 30 nos de idade, e analisa a única obra que deixou, o livro Eu.
19h – CINEMA AO AR LIVRE – SESC/SESI
“O BEM AMADO” (LARGO DA MATRIZ)
Sexta-feira (09/09)
9h às 13h – OFICINA: ROTEIRO – Cineasta Renê Guerra
16h – O TEMPO DE ÉRICO
(Deraldo Goulart) (1h17min)
Documentário sobre uma das grandes expressões a literatura brasileira de ficção, o escritor Érico Veríssimo. Excelente contador de histórias, num estilo simples e direto, escreveu livros como Olhai os lírios do campo e a trilogia O tempo e o vento, que revisita a história gaúcha de maneira épica.
17h20min – DR. CASCUDINHO – UM PROVINCIANO UNIVERSAL
(Maurício Melo Júnior) (28min)
Autor de mais livros 100 livros de ensaio, o escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo nunca saiu de sua terra natal, apesar dos vários convites recebidos para migrar. Mesmo com este apego à província escreveu uma obra fundamental e com fortes cores universais. O documentário desvenda esta trajetória a partir dos depoimentos de Daliana Cascudo, neta do escritor, do biógrafo Demóstenes Cunha Lima e do escritor Tarcísio Gurgel.
19h – CINEMA AO AR LIVRE – SESC/SESI
“O AUTO DA COMPADECIDA”(LARGO DA MATRIZ)
Sábado (10/09)
16h – MESTRE VITALINO
(Assis Medeiros) (52min)
O documentário traz imagens de 1950 e 1960 para construir a mais completa “videobiografia” de Mestre Vitalino. Resgata ainda as gravações do artesão na Rádio MEC do Rio de Janeiro, em 1960, possivelmente a primeira gravação de uma banda de pífano lançada em disco no Brasil.
17h – MACHADO DE ASSIS – A CRÔNICA E A HISTÓRIA
(João Carlos Fontoura) (56min)
O documentário resgata as crônicas do escritor Machado de Assis, considerado o maior representante da literatura nacional. O escritor deixou registradas nos jornais as características humanas, sociais e políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário