Jornalista Sérgio de Sá lança livro esta noite no Carpe Diem
Sergio de Sá: “Ou você diz não à cultura de mídia e se fecha ou dialoga com essa cultura de maneira inteligente” ´A mídia é feita de imagens. A literatura, de palavras. O número de suportes é evidentemente desigual: a seu favor, a imagem se apresenta por meio das telas de celulares, televisores, cinemas e incontáveis aparelhos eletrônicos, e ainda conta com a ajuda de impecáveis estímulos sonoros. Já a palavra literária, por um punhado de páginas de papel. A mídia ocupou o lugar que antes pertencia à literatura. E isso pode não ser tão ruim assim para os escritores contemporâneos, sejam eles iniciantes ou experientes. É o que defende o jornalista Sérgio de Sá no livroA reinvenção do escritor: literatura e mass media, resultado da tese de doutorado em estudos literários defendida na Universidade Federal deMinas Gerais (UFMG).
“O escritor como perdedor não tem que dar satisfação. Essa derrota pode ser vista como vitória. Por ser perdedor, está livre para fazer o que quiser. Ou você diz não à cultura de mídia e se fecha ou dialoga com essa cultura de maneira inteligente. Se deixar aderir totalmente não me parece uma alternativa válida”, explica o autor. O lançamento será nesta terça, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).
Em vez de tratar os meios de comunicação de massa (os mass media) como inimigos da escrita (ou mesmo da arte), Sérgio de Sá prefere recorrer à literatura e a pensadores da comunicação em busca de respostas ou hipóteses para o debate. Em especial, a produção contemporânea argentina e brasileira. Escritores como Bernardo Carvalho e Sérgio Sant\\\'Anna e o argentino Ricardo Piglia discutem o diálogo da literatura com a mídia por meio da ficção.
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