III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

terça-feira, 5 de julho de 2011

QUEM É QUEM NA 2ª FLIMAR - MAURÍCIO MELO JÚNIOR - CURADOR


O escritor e jornalista pernambucano Maurício Mélo Júnior, é apresentador do programa literário Leitura, nos finais de semana da TV Senado, já tendo desenvolvido atividades de critico literário do Correio Brasiliense, professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília - CEUB e assessor de imprensa do Ministério da Justiça.


Luiz - O que é o programa Leituras, da TV Senado?

Maurício - Esse programa nasceu de uma maneira curiosa, porque quando eu fui para a TV Senado, eu fui mandado cobrir uma feira de livros e trouxe dezoito entrevistas que fiz em cinco dias que estive na feira. E não foi possível colocar na programação durante todo mês. Um dia surge uma brecha na programação e queria repetir as entrevistas e me propus a fazer novas e saí correndo atrás e por isso está há uma ano e meio no ar. Por isso, o programa está rolando na TV Senado há um pouco mais de um ano e em linhas gerais ele procura desvendar o que é a Literatura Brasileira. A minha proposta é entrevistar autores brasileiros que falem de Literatura Brasileira e comentar livros de autores brasileiros. Isto não quer dizer que eu não tenha entrevistado alguns autores argentinos, portugueses, mas basicamente a proposta é desvendar o que está sendo feito na literatura nacional.

Luiz - O programa vai ao ar, regularmente, no final de semana...

Maurício - O meu projeto como apresentador do programa Leituras é buscar cada vez mais a literatura que está se fazendo fora do eixo. Agora mesmo, tenho uma entrevista agendada com o Afonso Romano de Sant´Anna, continuar ouvindo Ignácio de Loyola Brandão, Antônio Torres, e ouvir outros escritores e poetas, a exemplo do Wilson Rossato que nunca publicou um livro falando sobre a experiência de como se fazer escritor no Brasil. Estou com um projeto na TV Senado para que ela vá a todo roteiro de livros no país, onde quero ouvir os autores locais e que não têm espaço. Existem pessoas fazendo alguma coisa e a gente precisa ouvir esse pessoal, é isso que pretendo com o programa. (FONTE: LUALMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário