III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

III FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 3ª FLIMAR

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

50 MELHORES POEMAS DE JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO


José Inácio Vieira de Melo é convidado

a escolher os seus 50 melhores poemas

A Edições Galo Branco lança, na próxima quinta-feira, 8 de setembro, a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor, de José Inácio Vieira de Melo. O evento acontecerá na tenda da livraria Café & Cultura, na FLIMAR - Festa Literária de Marechal Deodoro, às 17 horas.

O livro é uma seleção dos mais representativos poemas deste poeta que, com cinco livros publicados, tem merecido a atenção dos grandes nomes da crítica, e já alcançou considerável reconhecimento de público.

A antologia faz parte da coleção homônima 50 poemas escolhidos pelo autor, organizada pelo editor e escritor carioca Waldir Ribeiro do Val. Na coleção, já foram publicados poetas como Lêdo Ivo, Astrid Cabral, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Mendonça Teles e o baiano Ildásio Tavares. O poeta alagoano da Bahia, como é conhecido José Inácio, é um dos mais jovens a constar na coleção, que chega agora ao 62º volume.

A antologia de José Inácio conta com prefácio do escritor Affonso Romano de Sant’Anna, que salienta: “José Inácio não tem medo da emoção, mas controla o discurso. Não está preocupado em ser de hoje, de amanhã ou de ontem. Tem um acordo secreto com o verbo que nele é exigência, urgência. Nele as rosas são como as palavras – “brasas”. E abre-se à memória, contempla o quintal, a casa, as cicatrizes. Tem sua própria mitologia, além daquele furor erótico telúrico com suas éguas e suas amadas escarlates que esplendem no labirinto”.

Na contracapa, estão depoimentos do escritor, ensaísta e tradutor Marco Lucchesi e do crítico literário André Seffrin. Para Lucchesi “José Inácio Vieira de Melo é um poeta que emociona. Ele vai ao cerne das coisas. Com uma leveza na pronúncia, com uma forma delicada nos versos e com uma brisa fresca que atravessa o sertão das palavras”. Já para Seffrin, é “Surpreendente a mobilidade desta poesia, acelerada e cantante como água de rio montanhoso. Evidente sua força telúrica, de observação e conversão da paisagem humana em lirismo amoroso ou erótico e por vezes em quadros rurais de calendário imemorial”.

José Inácio Vieira de Melo é poeta, jornalista e produtor cultural. Alagoano radicado na Bahia. Tem cinco livros de poemas publicados: Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007) e Roseiral (2010). Publicou também o livrete Luzeiro (2003) e o CD de poemas A casa dos meus quarenta anos (2008).

Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004), a agenda Retratos Poéticos do Brasil 2010 (2009) e a coletânea Sangue Novo – 21 poetas baianos do século XXI (2011). Participa das antologias Pórtico Antologia Poética I (2003), Sete Cantares de Amigos (2003), Voix croisées: Brésil-France (2006), Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000 (2009) e Poesia Brasileira em Paris (2011).

Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009), assim como dos projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador. Foi co-editor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. Sua poesia tem sido publicada em vários jornais, revistas, sites e blogs do Brasil e do exterior. Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: espanhol, francês, inglês e finlandês.

Livro: 50 poemas escolhidos pelo autor

Autor: José Inácio Vieira de Melo

Editora: Edições Galo Branco

Páginas: 100
Preço: R$ 25,00

Contatos:

José Inácio Vieira de Melo

(73) 8845 5399 / (73) 3526 1936

E-mail: jivmpoeta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário